quinta-feira, 11 de outubro de 2012


Boletim Semanal

Ver. Renatinho - PT

Bertioga (SP) - Ano IIII - Edição nº 140

 
ELEIÇÕES 2012 

“Quero agradecer todos os votos recebidos no último domingo. Infelizmente, não fui reeleito, mas o trabalho continua. Mesmo fora da Câmara de Bertioga, continuarei lutando pela cidade e por sua população!”

Renatinho
 

INFORMATIVO 

VAGAS PAT BERTIOGA
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Bertioga está com ofertas de emprego. Interessados devem comparecer ao PAT Bertioga, munidos dos documentos pessoais (carteira de trabalho, PIS, RG e CPF). O posto fica no Espaço Cidadão – Centro, localizado na Avenida Anchieta, 392. Telefone para contatos (13) 3319-9700. Em Boracéia, na Rua José Costa, 138. Informações (13) 3312-5590. Nas duas unidades, o atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.
Confira as vagas:
- Ajudante Geral – Ensino Fundamental
- Auxiliar de Limpeza – Ensino Fundamental
- Cozinheiro – Ensino Fundamental
- Motorista de Caminhão Guincho – Ensino Fundamental
- Motorista de Carro Passeio – Ensino Fundamental
- Padeiro – Ensino Fundamental
- Porteiro de Edifícios – Ensino Fundamental
- Vendedor – Ensino Médio
- Zelador de Edifícios – Ensino Fundamental
(Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Bertioga)  

CURSOS DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
A Escola SENAI de Santos está com inscrições abertas para cursos de aprendizagem industrial e técnicos.  Os cursos são gratuitos.
Os cursos de aprendizagem são para Eletricista de Manutenção (31vagas – manhã / 61 vagas – tarde) e Mecânico de Manutenção (31 vagas – tarde). O pré-requisito para participar é estar cursando o 9º ano do Ensino Fundamental em 2012 e ter, no mínimo, 14 anos na data de início do curso e, no máximo, idade que lhe permita concluir o curso antes de completar 18 anos. As inscrições podem ser feitas de 10 a 17 de outubro, através do site: www.sp.senai.br (Processo Seletivo / Aprendizagem Industrial – Comunidade).
Já os cursos técnicos são para Eletroeletrônica (17 vagas - manhã), Manutenção Automotiva (12 vagas - manhã), Instrumentação (32 vagas - tarde) e Redes de Computadores (32 vagas - tarde). Para participar é preciso ter concluído, no mínimo, a 1ª série do Ensino Médio, ou estar matriculado em curso que lhe permita concluí-lo até a data de início das aulas.  
Também estão abertas as inscrições para as 32 vagas vagas para o curso sobre portos, no período da noite. É necessário ter concluído o Ensino Médio ou estar matriculado em curso que lhe permita concluí-lo até a data de início das aulas. As inscrições serão de 15 de outubro a 07 de novembro, também no site www.sp.senai.br   (Processo Seletivo / TÉCNICO). A inscrição custa R$ 43,00. 

DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA E DAS CRIANÇAS
Nesta sexta-feira, 12 de outubro, é comemorado o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, e das Crianças.
Nossa Senhora Aparecida é representada por uma pequena imagem de terracota da Virgem Maria, atualmente alojada na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida, em São Paulo. Sua festa litúrgica é celebrada em 12 de outubro, um feriado nacional no Brasil desde que o Papa João Paulo II consagrou a Basílica em 1980. A Basílica é o quarto santuário mariano mais visitado do mundo e é capaz de abrigar até 45.000 fiéis.
O Dia Mundial da Criança é oficialmente 20 de novembro, data que a ONU reconhece como Dia Universal das Crianças por ser a data em que foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança. Porém, a data efetiva de comemoração varia de país para país. No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de outubro. Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a ideia de "criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924. 

DIA DO PROFESSOR
Já na segunda-feira, 15 de outubro, é comemorado o Dia do Professor, figura importante na vida de todos os cidadãos.
No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Esse decreto falava da descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida. Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor.
Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como "Caetaninho". O longo período letivo do segundo semestre ia de 1 de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, Piracicaba, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. A sugestão foi aceita e a comemoração teve presença maciça - inclusive dos pais. O discurso do professor Becker, além de ratificar a idéia de se manter na data um encontro anual, ficou famoso pela frase " Professor é profissão. Educador é missão". Com a participação dos professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada.
A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".
(Fonte: Wikipédia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.